O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • El envío no ha sido publicado previamente ni se ha enviado previamente a otra revista (o se ha proporcionado una explicación en Comentarios al / a la editor/a).
  • El fichero enviado está en formato Microsoft Word 2003
  • El único link que se debe colocar para un artículo de revista es el link del DOI. Ejemplo:

    Moreno Mojica C, Hernández Mancipe L, Rincón Villamil T. La realidad de convertirse en madre: vivencias de una adolescente. Investig Enferm Imagen Desarr. 2017;19(2):13-28. http://dx.doi.org/10.11144/Javeriana.ie19-2.rcmv

     . Las referencias son actuales en su mayoría.
  • El texto tiene interlineado doble; el tamaño de fuente es 12 puntos; se usa cursiva en vez de subrayado (exceptuando las direcciones URL); y todas las ilustraciones, figuras y tablas están dentro del texto en el sitio que les corresponde y no al final del todo.
  • El texto cumple con los requisitos bibliográficos y de estilo indicados en las Normas para autoras/es, que se pueden encontrar en Acerca de la revista.
  • Si esta enviando a una sección de la revista que se revisa por pares, tiene que asegurase que las instrucciones en Asegurando de una revisión a ciegas) han sido seguidas.
  • Confirme que el artículo cumple con los requerimientos de presentación de artículos establecidos en los Requisitos de Uniformidad para Manuscritos enviados a Revistas Biomédicas del Comité Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE)
  • De acuerdo al tipo de estudio y de investigación que caracteriza su artículo, tenga en cuenta la verificación del cumplimiento de requisitos en:

    • Lista de comprobación de la información que se debe incluir al comunicar un ensay clínico aleatorizado - Consort 2010 (checklist and flow chart)
    • Lista de verificación para estudios cualitativos - COREQ (checklist)
    • Lista de estudios observacionales en epidemiología - STROBE (checklist)
    • Lista de comprobación para revisiones sistemáticas y meta-análisis - PRISMA (checklist)
  • Se adjunta la carta al Editor donde se incluye toda la información del/los autor/es. El artículo no incluye el nombre o información del autor en ninguna de sus partes.

     

  • los artículos de Investigación en el aula deben llevar adjunta la carta de aprobación del comité de ética de la Facultad, y dentro de la tipología de los artículos, la revista los clasificara en derivados de investigación.

Estrutura dos manuscritos

O autor deve encaminhar o artigo através da plataforma Open Journal System mediante o enlace: http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/imagenydesarrollo/about/submissions#onlineSubmissions , seguindo as seguintes instruções:

1. Título completo sem abreviaturas em português, espanhol e inglês

2. Nome completo de todos os autores com seus títulos de habilitação acadêmica respectivos, instituições à que pertencem, cargo que desempenham e correio eletrônico. Enviar em Pdf ou Word o formato “Dados de autor”.

3. Endereço postal e eletrônico do autor principal ou quem é contato para efeitos de correspondência.

4. A extensão mínima é de 10 laudas e máxima de 24.

5. Resumo que não ultrapasse as 250 palavras, em português, espanhol e inglês. Recomenda-se neste indicar os objetivos do estudo ou pesquisa, os procedimentos básicos utilizados, os resultados mais destacados e as conclusões principais do artigo. Palavras-chave (quatro ou cinco), indexadas nos Descritores de Ciências da Saúde (DeCS), BIREME (http://decs.bvs.br/e/homepagee.htm) ou Medical Subject Headings (MeSH) do Index Medicus (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?db=MeSH&term=). Em português, espanhol e inglês.

6. Cada página deve ser numerada na parte inferior direita dela. No caso de pesquisa, o resumo deve incluir o objetivo do estudo, o desenho básico, o tipo de estudo, a locação em tempo e lugar, as intervenções, os resultados e as conclusões.

7. A letra deve ser Arial, tamanho 12 pontos, com margem de 3 centímetros nos quatro lados, tamanho carta, com espaço duplo.

8. Os títulos e subtítulos devem vir em negrito. Não utilizar sublinhados nem negrito dentro do parágrafo.

9. Tabelas e gráficos mencionados no artigo devem vir dentro do texto e em arquivo separado, observando os critérios seguintes: as tabelas são nomeadas sempre com algarismo arábigo na parte superior, seguido do título. Desenhos ou gráficos conservam a mesma diretriz de numeração de tabelas. Aceitam-se máximo seis tabelas e/ou seis figuras.

10. Se as tabelas ou gráficos foram tiradas de outro artigo ou livro, deve-se indicar a fonte e ter a devida autorização.

11. As referências bibliográficas, que observam os parâmetros das Normas Vancouver, serão citadas no texto utilizando algarismos arábigos, entre parêntesis, na ordem em que elas for mencionadas.  É preciso ter fontes de informação atualizadas, pertences a revistas indexadas ou fontes primárias respaldadas cientificamente. Nesta mesma ordem devem aparecer sob o título “Referências”, de acordo com os Requisitos de uniformidade para manuscritos enviados para revistas biomédicas (Normas de Vancouver: http://www.icmje.org/), assim:

• Artigos de revistas: com mais de seis autores, citam-se os seis primeiros e em seguida escreve-se a expressão “et al.”. Se for menos de seis, citam-se todos, posteriormente indica-se o título do artigo, nome da revista devidamente abreviado (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?db=journals&term=), ano, volume e número da revista e a primeira e última página. Exemplo:

• Flanagin A, Fontanarosa PB, Deangeli CD. Authorship for research groups. JAMA. 2002;288:31 66-68.

• Livros: Focault M. Las palabras y las cosas. México: Siglo XXI; 1987.

• Capítulos de livros: Domen ML. Abordaje interdisciplinario del síndrome de la mujer maltratada: proceso secuencial. Em: Corsi J, compilador. Violencia familiar: una mirada interdisciplinaria sobre un grave problema social. Buenos Aires: Paidós; 1995. p. 65-9.

• Fontes eletrônicas: é preciso citar o endereço completo e a data em que a informação foi descarregada, sem omitir autores nem título do documento respectivo. Exemplo:

Abood S. Quality improvement initiative in nursing homes: the ANA acts in an advisory role. Am J Nurs [internet]. 2002 jun [citado 12 ago 2008]; 102(6):[aprox. 3 p.]. Disponível em: http://www.nursingworld.org/AJN/2002/june/Wawatch.htm.

12.  Especificar o tipo de contribuição e argumentar essa definição segundo à classificação estabelecida.

Tipos de artigos

Artigo de pesquisa científica e tecnológica: documento que apresenta, de maneira pormenorizada, os resultados originais de projetos terminados de pesquisa. A estrutura deve contar com quatro componentes, como mínimo: introdução, metodologia, resultados e conclusões.

Artigo de revisão: documento resultado de pesquisa concluída, onde são analisados, sistematizados e integrados os resultados de pesquisa publicada ou não publicada sobre um campo da ciência ou tecnologia, a fim de dar conta dos avanços e tendências de desenvolvimento. Caracteriza-se por apresentar uma cuidadosa revisão bibliográfica de, pelo menos, cinquenta referências.

Artigo de reflexão: apresenta resultados de pesquisa concluída a partir da qual o autor analisa, interpreta ou faz abordagem crítica sobre o tema, usando fontes originais.

Documento de reflexão não derivado de pesquisa: refere-se a ensaio que apresenta a opinião sustentada do autor sobre um tema específico.

Palestra: trabalho apresentado em evento acadêmico (congresso, colóquio, simpósio, seminário e outro) que é contribuição original e atualizada no domínio da publicação da Revista.

Artigo curto: documento breve que apresenta resultados originais, preliminares ou parciais de pesquisa científica ou tecnológica, que geralmente requere pronta difusão.

Relatório de caso: documento que apresenta resultados de um estudo sobre uma situação particular, a fim de dar a conhecer as experiências técnicas e metodológicas consideradas em um caso específico. Inclui revisão sistemática comentada da literatura sobre casos análogos.

Revisão de tema: documento resultado da revisão crítica da literatura sobre um tema em particular.

Cartas ao editor: posições críticas, analíticas ou interpretativas sobre os documentos publicados na Revista que, a juízo do Comité Editorial, constituem contribuição importante para a discussão do tema por parte da comunidade científica de referência.

Tradução ou transcrição: traduções de textos clássicos ou de atualidade ou transcrições de documentos históricos ou de interesse particular no domínio de publicação da Revista. Discussões, comunicações e experiências de cuidado e de saúde.

13. Relacionar a informação correspondente à instituição patrocinadora da pesquisa da qual o artigo é derivado, adjungir em Pdf ou Word o formato “Informação do projeto”

14. No caso de se encontrar autocitação dentro do artigo, esta vai ser submetida a avaliação por parte do conselho editorial para identificar a pertinência e vai ser levada em conta apenas no caso de se requerer reconhecimento explícito do conteúdo no desenvolvimento da temática (exemplo: instrumentos ou teorias desenvolvidas pelo próprio autor).

15. Os artigos remitidos devem ser inéditos e não ter compromissos editoriais com outra publicação diferente. Precisa-se que o autor adjunja carta de declaração de originalidade no encaminhamento da sua contribuição.