A disputa sobre aborto no México: Discursos contrastados de personificação, direitos, família e Estado
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
O presente artigo explora as posturas enfrentadas sobre o aborto no México, mediante análise de conteúdo de textos e pronunciamentos publicados recentemente e emitidos por atores coletivos nacionais e seus aliados ou institutos internacionais. A partir do estudo das diferenças de significação do aborto nos discursos concorrentes no México de hoje, não apenas objetiva-se identificar as lógicas discursivas diferenciais que os sustentam, mas também colocar tal disputa no contexto da era atual de transição entre dois modelos estruturais-tecnológicos capitalistas:
a modernidade industrial e o pós-industrialismo, e de tal forma argumentar que o aborto é emblemático de uma contenda contemporânea maior pela própria natureza do Estado e seu relacionamento com a religião. Neste sentido, o confronto sobre aborto é também uma disputa pelo projeto societário.
abortion, discourses, Mexico, dispute, culture war, societal projectdiscursos, México, disputa, guerra cultural, projeto societárioaborto, discursos, México, disputa, guerra cultural, projeto societário