Publicado oct 7, 2013



PLUMX
Almetrics
 
Dimensions
 

Google Scholar
 
Search GoogleScholar


Izabel Cristina Ferreira Borsoi

Flavilio Silva Pereira

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Resumen

O objetivo deste artigo é mostrar de que maneira a agenda de atividades no mundo acadêmico tem levado docentes do ensino público superior ao adoecimento. A análise foi baseada em informações colhidas por meio de questionário respondido por 98 professores de uma universidade pública federal e em entrevistas com 18 deles. Os resultados apontam que a procura de ajuda médica e/ou psicológica é mais frequente entre docentes de programas de pós-graduação, principalmente entre mulheres com maior número de orientandos; indicam, também, que é a diversidade de atividades –quase todas obrigatórias, delimitadas e consideradas parâmetro de avaliação do desempenho acadêmico individual e coletivo– que parece levar muitos desses professores ao sofrimento e ao adoecimento.

Keywords

teaching work, productivity, health, sickness, public university.trabalho docente, produtividade, saúde, adoecimento, universidade pública.

References
Cómo citar
Ferreira Borsoi, I. C., & Silva Pereira, F. (2013). Profesores do ensino público superior: produtividades, produtivismo e adoecimento. Universitas Psychologica, 12(4), 1211–1233. https://doi.org/10.11144/averiana.upsy12-4.peps
Sección
Artículos